20/05/2013

Parece ser saudável, mas não é!

Toda mãe se preocupa com a saúde e bem-estar do seu filho, principalmente em relação a alimentação. Mas cuidado mamães! Há vários alimentos por aí que, apesar do status "saudável", é preciso cuidado e moderação.


Essa listinha da revista "Crescer" traz aqueles alimentos que parecem ser saudáveis, mas não são! Confiram!


1 - Barrinhas de Cereais: Apesar de ser uma ótima opção de snack, muitas das  barrinhas são ricas em açúcar e sódio, então é preciso moderação! Dê preferência para as marcas que trazem as fibras como primeiro ingrediente da lista e prefira os sabores com frutas, mel, aveia ou castanhas. 

2 - Peito de Peru: Recomendado como uma alternativa ao presunto, ele continua sendo um embutido feito com uma mistura de carne e pele do animal e altas quantidades de sódio e gordura. A recomendação é consumir só 1 vez por semana.

3 - Suco de Fruta de Caixinha: Um copo de suco de caixinha pode conter até 2 colheres de sopa de açúcar, além de conservantes e corantes artificiais. Prefira alternar sempre com os sucos naturais feitos da fruta ( na lancheira térmica ele dura até 3 hrs).

4 - Bisnaguinha: Apesar de ser uma delícia, a bisnaguinha é feita com muita gordura hidrogenada, farinha branca, açúcar e zero fibras. O ideal é evitar e consumir no máximo 1 vez por semana. A alternativa é alterná-lo sempre com versões integrais ou sem açúcar.

5 - Frozen Yogurt: O frozen é uma opção refrescante e saudável para os dias de calor. Mas você precisa estar atenta se a marca utiliza realmente iogurte de verdade ou se é só uma mistura de sorvete + iogurte. Além disso, os " toppings" como chocolate, jujubas, waffers, podem transformar a sobremesa em uma bomba calórica!

6 - Cereal Matinal: É uma boa fonte de energia e carboidratos, mas cuidado com as versões açucaradas  Opte sempre pelas opções sem açúcar. Pode incrementar com frutas e mel ( depois de 1 ano de idade).

7 - Empanado de frango: As crianças adoram! Você sabe do que são feitos? Partes de frango, pele, farinha e leite em pó, tudo regado a glutamato monossódico. Evite os empanados! Uma boa alternativa são os ovos de codorna. Quatro ovos de cordona tem a mesma quantidade de proteínas de uma porção de carne e os pequenos adoram!

8 - Leite de soja: A soja é tão alérgica quanto a lactose, presente no leite, então não é uma boa idéia oferecê-lo para crianças menores de dois anos. Uma boa alternativa são os leites vegetais, como o leite de arroz, amêndoa, aveia, macadâmia, etc. 

9 - Sobremesa Láctea: Docinhas e super gostosas, elas são sucesso absoluto entre a criançada!  Apesar de serem considerados "iogurtes", a maioria possui uma menor quantidade de cálcio que os tradicionais. Os excessos de corantes,aromas artificias e gorduras também devem ser evitados, principalmente por crianças nos primeiros anos de vida. Corantes como o amarelo e o vermelho são os mais perigosos. Uma opção mais saudável seria bater um iogurte natural com uma fruta e açúcar mascavo.

10 - Produtos light e diet: São indicados somente em casos de obesidade e diabetes. Geralmente para manter o sabor os fabricantes abusam do sódio, então, no caso dos pequenos, é melhor comer o alimento na versão tradicional, só que em uma menor quantidade.







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Maria Cheia de Graça Copyright © 2012 Designed by Marcelo Batista