17/10/2013

Cuidados com o bebê na hora do banho!

Todo mundo sabe que bebês novinhos precisam de cuidados dobrados na hora do banho, pensando nisso resolvemos fazer esse post, dando dicas fundamentais para esse momento tão íntimo da mãe com o bebê!

 Banheira
A banheira não deve ser confortável apenas para o bebê, mas também para quem costuma banhá-lo. A enfermeira Angela de Carvalho, do Hospital São Paulo, recomenda que ela fique mais ou menos na altura da cintura do adulto. "Certifique-se também de que ela está bem presa ao aparador", complementa. Outra dica importante é forrar o seu interior com uma toalha, caso a banheira não tenha antiderrapante que evite que o bebê escorregue. A profissional ainda aconselha os pais a comprarem banheiras com poucos vincos ou dobras, que dificultam a limpeza.



Produtos
Os produtos essenciais para o banho do bebê são xampu e sabonete. Itens adicionais são apenas mimos opcionais dos pais. Mas o pediatra Jorge recomenda que sejam utilizados somente produtos especialmente formulados para bebês, pois os comuns, muitas vezes perfumados, podem causar reações alérgicas. Também é preciso ter cuidado dobrado ao usar sabonetes líquidos, que tornam a pele do bebê bastante escorregadia e aumentem as chances de que ele escape das mãos de quem está fazendo a higiene.

Local
O ideal é que roupas, toalha e tudo o que será utilizado durante e depois da higiene esteja ao alcance. Considere também tirar o telefone do gancho para não ter que interromper o banho.

Temperatura
Uma das maiores preocupações dos pais na hora do banho do bebê é a temperatura da água. Será que está quente demais? Será que ele está chorando porque está muito fria? Para acabar de vez com dúvidas, recomenda-se que a água fria seja colocada primeiro e, depois, a água quente aos poucos. O método possibilita alcançar a temperatura ideal com pouca água e diminui as chances de a criança se queimar ao entrar em contato com o fundo e as bordas da banheira, explica.

Em seguida, misture o líquido com a mão e, para checar a temperatura, coloque a ponta do cotovelo ou o dorso da mão na água. Ela deve estar quente, mas de forma suportável e agradável. Se, mesmo assim, os pais se sentirem muito inseguros, o pediatra sugere a compra de um termômetro. A temperatura ideal é ao redor de 37º, afirma.

Higienização
O primeiro passo, de acordo com o pediatra Jorge, é acomodar o bebê levemente sentado dentro da banheira. Dê suporte a suas costas com um dos braços e limpe seu rosto com um tecido macio recém-mergulhado em água pura. O rosto do bebê não costuma ficar muito sujo e, por isso, não há necessidade de usar sabonete nessa região.

Higienize com sabonete a parte frontal da criança, exceto o genital. Um utensílio que pode facilitar a tarefa são luvas de esponja que não só ajudam na higiene, como também dificultam que o bebê escape das mãos dos pais.

Em seguida, dê suporte ao corpo do bebê com o braço, deixando sua barriga virada para baixo. Aproveite para lavar os braços, as pernas e as costas. Preste especial atenção às dobras e pregas da criança. A próxima etapa, agora com a criança de barriga para cima, é higienizar a cabeça, mergulhando-a levemente na água. Por fim, lave o ânus e o genital do bebê. Se ele for um menino não circuncidado, empurre gentilmente a pele dianteira do pênis, lave a ponta e, depois, coloque a pele sobre ele novamente.

Secagem
O bebê deve ter uma toalha exclusiva de algodão bem macio, similar àqueles paninhos que usamos de fralda. Logo que terminar o banho, envolva a criança nessa toalha, secando primeiro a sua cabeça e, depois, seu corpo. Não se esqueça de tirar a umidade das dobrinhas e entre os dedos. Para secar a orelha, use bolinhas de algodão em vez de cotonetes, pois a haste destes é bastante perigosa e pode causar infecções. Se possível, faça tanto a secagem quanto a troca no mesmo local do banho, para que o bebê não seja exposto a correntes de ar.

Fonte: Minha Vida Saudável

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Maria Cheia de Graça Copyright © 2012 Designed by Marcelo Batista